Revista “Tribo Skate” uma das melhores ou a melhor revista de Skate do Brasil. Gosto muito dela pois ela fala muito do assuntoque eu gosto !!!
Esta revista e deste mês. Vou colocar aqui só um pouquinho que vai rolar neste revista deste mês :
“Somente os artistas realizam proezas pelas paredes. O todo positivo Vitor Sagaz carimbou uma com um nada fácil f/s wallride, que foi digno de capa. O retorno das lendas ao Brasil: Steve Caballero e Christian Hosoi juntos, em uma memorável sessão no bowl do Rio Sul. Quem disse que o Acre é uma ilusão? Fomos até o norte do país para conferir o skate onde a chapa esquenta. Literalmente! Quatro dias de pura diversão. A Volcom partiu em uma tour para a Bahia, local privilegiado de picos para todos os gostos. A MegaRampa: uma matéria bem completa, abordando todos os ângulos do maior evento de todos os tempos em nosso país. Para matar a ansiedade dos jovens fotógrafos, confira nesta edição quem foram os melhores no Concurso Oakley de Fotos.”
Quem que esta na capa é o Vitor Sagaz que abusou de sua criatividade, e fez de uma parede o cenário ideal para mais uma capa, em uma foto clicada pelo jovem Fellipe Francisco.
Sandro Dias, mais conhecido como "Mineirinho" , é um skatistabrasileiro. Skatista profissional desde 1995, começou a andar dez anos antes. É considerado o “Rei do 540”, e foi o terceiro skatista no mundo a acertar a manobra 900°, e o primeiro a voltá-la durante sua linha em uma competição. Pentacampeão mundial pela World Cup Skateboarding (2003, 2004, 2005, 2006 e 2007), tricampeão europeu (2001, 2003 e 2005) e medalha de ouro dos X Games de Los Angeles (2006).
Em 1995, depois de alguns anos sem pisar no skate, ficou sabendo que iria acontecer um campeonato profissional de vertical (half pipe) em uma feira de esportes no Shopping Center Norte, em São Paulo. Foi até lá para assistir, mas levou também o seu equipamento.O que Sandro imaginava foi além, pois acabou participando e terminando na quinta colocação. Empolgado pelo resultado, não parou mais de andar e treinar. Nos dois anos seguintes foi competir na Europa, e em 1997 foi pela primeira vez ao Slam City Jam, em Vancouver, no Canadá.A partir de 1998 começou a freqüentar mais eventos nos Estados Unidos. Em 1999, também participou pela primeira vez dos X Games e dos Gravity Games, considerados os mais importantes do circuito Mundial, e terminou a temporada entre os top 20.Em 2000, participou de mais eventos nos Estados Unidos e na Europa. Novamente disputou os X Games e os Gravity Games, e fechou o ano entre os top 10. Em 2001, a evolução no ranking continuou. Competiu em praticamente todos os eventos WCS pelo mundo, ganhou a última etapa, terminou o ano entre os cinco melhores e foi campeão do circuito Europeu.No ano de 2002, o brasileiro novamente participou de todas as etapas do circuito Mundial, ganhou alguns campeonatos, se deu bem em vários, participou mais uma vez dos X Games e dos Gravity Games e terminou o ano em quarto colocado no ranking mundial.
A sua caminhada rumo ao topo do mundo finalmente chegou ao seu ápice em 2003. Logo no início da temporada, conseguiu o título de quatro torneios consecutivos, incluindo o Latin X Games, no Brasil, e o Slam City Jam, em Vancouver (CAN), e abriu uma vantagem confortável no ranking. Com mais alguns bons resultados, assegurou o título mundial e concretizou um grande sonho.No início de 2004, a sua vontade era superar o ano anterior. Além do bicampeonato mundial, o 900º (dois giros e meio no ar), que acertou em várias oportunidades na temporada, foi outro sonho realizado. Em uma das vezes que repetiu a manobra, conquistou a sua primeira medalha de ouro nos X Games de Los Angeles, um dos principais eventos do mundo, na categoria Best Trick.Na seqüência, o começo de 2005 não poderia ser melhor. Além de quatro títulos nas cinco primeiras competições (Coréia do Sul, Alemanha, França e Taiwan), conquistou o vice-campeonato no Oi Vert Jam, realizado no Rio de Janeiro, e ainda acertou um 900º que levantou a galera. Novamente com boa vantagem, também aberta pela medalha de bronze nos X Games de Los Angeles, manteve a liderança até o final da temporada e levantou o tricampeonato mundial.Motivado pelos resultados dos anos anteriores, Sandro começou a temporada 2006 com um gás extra. No final do ano, pôde contabilizar seis primeiras colocações em 11 competições disputadas – entre elas o ouro nos X Games de Los Angeles e a inédita vitória no Dew Tour, na terceira etapa do circuito, em Portland – e o quarto título do mundo.Para celebrar a série de títulos mundiais, organizou a primeira edição do “O dia D”, que aconteceu em Santo André, em dezembro de 2006, e reuniu o I Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador, show do Charlie Brown Jr. e apresentação de profissionais. Cerca de oito mil pessoas prestigiaram o evento.Propenso a incentivar cada vez mais a molecada, Sandro organizou, logo no início de 2007, a segunda edição do Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador. O sucesso do evento lhe deu ainda mais motivação para realizar o terceiro no final do ano. Entre um e outro, obteve de novo bons resultados no circuito mundial, com vitórias no Rio de Janeiro e em Praga, e se tornou pentacampeão do mundo.Novamente em dezembro e em Santo André, fez a segunda edição do “O dia D” e aproximadamente 25 mil pessoas compareceram ao Parque Central.
Video do primeiro 900 que o Mineirinho mando no X Games no Rio de Janeiro
Rodney Mullen: É o maior considerado o mais influente skatista da história devido à invenção de manobras com bases em ollies (saltos em cima do skate) e flips (giros com o skate) por volta dos anos 80, incluindo o ollie de solo, Kickflip, Hellflip e o 360 flip que são usados na atualidade nos estilos vertical e street do esporte.
Começou aos dez anos de idade quando seu pai resolveu finalmente lhe dar um Skate de presente, sob a condição que ele sempre utilizasse proteção. Rodney ganhou 8 vezes os campeonatos mundiais de skate, mas devido ao fato de que ele realizava manobras que ninguém era capaz de fazer ele foi proibido de participar novamente dos campeonatos mundiais para dar chance aos outros skatistas, como suas manobras preferidas (Casper e Darkslide), mas gosta mesmo de andar nas escolas e mesas, andando de skate sempre com seus amigos Daewon Song, Hillblaynner Ricardo, Paul Rodriguez, Ronnie Creager, Marc Johnson e Pdiego umas 3 horas por dia e nos fins de semana ao longo de seu tempo. Rodney é parente (provavelmente um primo de 3º grau)do baterista Larry Mullen Jr, do U2. Ainda assim, Rodney foi lembrado nos jogos da série Tony Hawk Pro Skater.
Seu primeiro campeonato de skate em 1 de Janeiro de 1977 ele ganhando oseu 1º Pro Contest e em 21 de Agosto de 1980 entrou para o Rank de profissionais.
Manobras Fodas
360 flip crooked grind to 360 nollie shovit out Frontside Crooked Grind, particularmente saindo de flip, ou nollie hard flip Darkslides (slide com as rodas para cima, skate invertido) Reemo Slides Rail slides Manobras de Manual Swith foot Pogo Truckstands 360 Fingerflip to nose Manual Godzilla Rail Flips Pogo Toesides Hellsides Super reverts Impossible Caspe
Nuss pra mim este e o video mais louco deste cara. Ele manda muitooo. O cara no Street!
O skate é composto por seis partes : um shape (madeira que fica em cima ) um par de trucks (eixos) 8 rolamentos 4 rodas 8 parafusos uma lixa autocolante Atenção: esses acessórios acima citados são encontrados em quase todas as lojas de skate e são todas de forma padrão . Cole a lixa no shape, retire as bordas (pedaços de lixa que sobram). O shape possui 8 furos para os parafusos então pegue uma chave de fenda (por exemplo) e fure a lixa no lugar dos buracos, coloque os parafusos com a porca virada para o desenho do shape. Feito isso encaixe os eixos nos parafusos, aperte e separe. Pegue agora os rolamentos colocando dois em cada roda. Faça isso nas 4 e depois encaixe nos eixos, não apertando muito as porcas do truck. Está pronto.
- Evite molhar, passar algum pano húmido ou lavar a tábua, pois a água infiltra-se na madeira amolecendo as fibras e pode fazer com que a tábua "abra" mais facilmente. - Aperte sempre os parafusos da base(unem a tábua com o truck), evitando a chamada "folga", pois a folga faz com que, na hora que voce estiver a andar, ocorram choques entre a base do truck e a tábua, podendo quebrar a base. Para evitar esse problema, podem-se utilizar os antigos pads, que é um espaçador de plástico de 1 a 2 mm de espessura entre a base e a tábua, amortecendo bastante o choque. Antigamente o pessoal cortava um pedaço de couro e colocava no lugar do pads, e funcionava muito bem!!
Escolher as tábuas
Escolher a tábua é uma missão que muita gente está acostumada, porém, muitas pessoas não sabem escolher. A nossa intenção é dar algumas dicas úteis para que aprenda a escolher. Se você já está acostumado à usar uma tábua larga, não precisa de mudar de ideia só porque calça 36. Se já está acostumado a usar determinado tipo de tábua, trocar pode ser um pouco estranho. - Se é magro e/ou pequeno, o ideal seria você usar tábuas estreitas, porque sendo magro, você pesa pouco e pesando pouco, não corre o risco de quebrar tábuas com facilidade. - Se é mais forte ou um pouco gordinho, é melhor você escolher um shape mais largo, se usar tábuas estreitas com certeza eles irão quebrar mais facilmente. - Se tem o pé grande (acima de 41) também é melhor que não use uma tábua estreita. - Se gosta de dar flips, o ideal seria ter uma tábua estreita ou com muito concaive lateral. - Se não liga muito aos flips pode escolher uma tábua média ou larga e com concaive médio ou pouco. - Agora se você dá flips, mas também gosta de outros tipos de manobras escolha uma tábua de largura média ou uma tábua com concaive médio. - Para andar de mini rampa ou half o melhor é usar shapes largos. As tábuas quanto à largura: Os largos têm de largura 20cm ou mais. Já os médios estão entre 19 e 20cm. Os estreitos tem 19cm ou menos. As tábuas quanto ao concaive: As tábuas com muito concaive lateral facilitam as manobras de flip. As tábuas com concaive médio são para quem gosta de flip, porém também gosta de outras manobras. As tábuas com pouco concaive são para quem já tem facilidade em dar flips ou para aqueles que quebram tábuas com facilidade.
- Evite apertar muito o parafuso "Central", pois pode esmagar os amortecedores, podendo ocasionar uma ruptura e também podem deixar o truck "torto". Existem amortecedores de diferentes durezas, então, se mesmo apertando bastante o parafuso o truck continua "mole", é melhor trocar por um amortecedor mais duro. - Aperte sempre os parafusos da base(unem o shape com o truck), evitando a chamada "folga", pois a folga faz com que, na hora que voce estiver a dar uma banda, ocorram choques entre a base do truck e o shape , podendo quebrar a base. Para evitar esse problema, pode-se utilizar os antigos pads, que é um espaçador de plástico de 1 a 2 mm de espessura entre a base e o shape, amortecendo bastante o choque. Antigamente o pessoal cortava um pedaço de couro e colocava no lugar do pads, e funcionava muito bem!!
- O primeiro cuidado a tomar com os rolamentos, é mantê-los longe de terra, areia e água. A terra, a areia e água conseguem penetrar no interior dos rolamentos e com o tempo (pouco tempo) os rolamentos estarão a estourar, a abrir, a travar ou a perder velocidade. - Outra dica é evitar lubrificar muito. Sempre que você tira os rolamentos para serem lubrificados, o contato com as suas mãos, faz com que o suor, que naturalmente sai de suas mãos , e você nem percebe, atingem a parte metálica que rapidinho é oxidada e com a oxidação os rolamentos vão perdendo sua capacidade. - Agora se por acaso o seu skate cair dentro de água, ou se você decidir fazer um cross na pista de bicicleta cheia de lama, aí sim os rolamentos tem que ser retirados com um pano seco, devem ser limpados e lubrificados. - Apertar muito as porcas de suas rodas somente se o seu skate estiver com espaçador, e deixar a roda com jogo, ou seja, muito solta pode fazer com que os rolamentos durem menos tempo, portanto nem muito solta, nem muito apertada. - Caso o skate comece a perder velocidade, o problema pode estar nos rolamentos. Verifique se não está a precisar de lubrificar os rolamentos, fazendo uma limpeza antes com algum solvente.(OBS: Algumas fábricas de rolamentos dizem que não é necessário fazer uma lubrificação, o que algumas pessoas não acham verdadeiro. É claro, se ele for utilizado uns 2/3 meses não será necessário nenhuma lubrificação. Mas se passar desse tempo é bom dar uma lubrificação.
Evite andar em lugares com muito poeira, pois o pó entra nos rolamentos, prejudicando o seu desempenho e aumentando o desgaste.
- Evite andar de skate em lugares com varias saliências, que fazem o skate trepidar muito. - Esta trepidação faz com que em pouco tempo os seus rolamentos fiquem com folga no interior das rodas. - Evite dar aqueles slides só para parar o skate, só um slide não irá gastar as suas rodas, mas repetidas vezes podem fazer que elas se gastem de um lado só.
Tamanho das rodas:
- Se gosta de Down Hill compre somente rodas grandes. - Rodas pequenas são aconselháveis para flipeiros e skaters que só andam em lugares lisinhos, porém Mini rampa e Vertical é bem melhor andar com rodas grandes. - Já para Street, depende do gosto, as mais usadas são as de 55mm, pois muita gente gosta de andar com rodas grandes para dar mais velocidade e durar mais.
Manutenção:
Sempre que perceber que as suas rodas estão a ficar gastas de um lado só, faça um "rodízio" entre elas. O rodízio deve ser feito da seguinte maneira:
- Troque as rodas fazendo um X, ou seja as rodas que estiverem no eixo de trás do lado esquerdo, devem ir para frente no lado direito. - Cuidado para não inverter o lado da roda. Ex: Se no eixo de trás do lado esquerdo a roda estiver com o desenho virado para fora, ao trocá-las com a do eixo da frente do lado direito ela deve estar com o desenho para o lado de dentro (o mesmo para as outras rodas).
As posições finais do ranking da WCS foram definidas no Brasil, durante o 3º Crail World Cup, a última etapa do Circuito Mundial, que aconteceu no Ginásio Poliesportivo em São Bernardo do Campo, SP nos dias 9, 10 e 11 de novembro. Omar Hassam manteve a liderança da modalidade Overall. Ele correu no Street mas não chegou até a final e no Vert ficou com a 6ª posição, o que lhe garantiu o título de Campeão Overall de 2001. No Street, Kyle Berard que era o líder, não veio para o Brasil pois está com o femur fraturado. Assim, Cris Sennque classificou-se em 5º, ultrapassou Kyle e tornou-se o Campeão de Street de 2001. �
Já no Vert a disputa estava bastante acirrada entre Andy Mac, Pierre Luc e Rune Glifberg batalhando pelo título de Campeão Mundial de Vertical de 2001. O ranking mundial é definido pela soma dos 4 melhores resultados de cada skatista em competições dentro dos Estados Unidos juntamente com os 2 melhores resultados internacionais (Europa e Brasil). Para a surpresa de muitos, Andy Macdonald ficou com o 4º lugar, atrás de Rune Glifberg, que ficou 3º, assumindo assim a liderança do Circuito Mundial de Vert da WCS. O campeões do 3º Crail World Cup foram, no Vert, Sandro Dias em 1º seguido de Bob Burnquist em 2º. Já no Street Wagner Ramos venceu seu primeiro campeonato profissional com Daniel Wieira ficando em 2º.
RESULTADOS
VERT 1. Sandro Dias 2. Bob Burnquist 3. Rune Glifberg 4. Andy MacDonald 5. Mathias Ringstron 6. Omar Hassan 7. Rodrigo Menezes 8. Cristiano Mateus 9. Neal Hendrix 10. Marcelo Kosake
STREET 1. Wagner Ramos 2. Daniel Vieira 3. Rodil Ferrugem 4. Jorge Negretti 5. Chris Senn 6. Fabio Sleiman 7. Michel Simonetto 8. Ricardo Porva 9. Dayne Brumett 10 Rogerio Mancha 11. Marcos Matoso 12. Dan Pageau 13. RicardoPinguim 14. Guilherme Zolin 15. Fabio Cristiano